sexta-feira, 30 de abril de 2010

Greenwich Village o berço BEAT

Greenwich Village (também conhecido como West Village ou somente Village) é uma ampla e tradicional área residencial no coração da cidade de NY, no lado oeste da cidade baixa de Manhattan. É cercado pelo East Village ao leste, o Soho ao sul e o Chelsea ao norte. É onde fica a Universidade de NY.
É o berço da geração beat. Pra quem não sabe...
beat é um termo usado tanto para descrever a um grupo de artistas norte-
americanos, 
principalmente escritores e poetas, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, quanto ao fenômeno cultural que eles inspiraram. Estes artistas, levavam vida nômade ou fundavam comunidades. Foram, desta forma, o embrião do movimento hippie, se confundindo com este movimento, posteriormente. Muitos remanescentes hippies se auto-intitulam beatnicks e um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, John Lennon, se inspirou na palavra beat para batizar o seu grupo musical, The Beatles. Na verdade, a "Beat generation", tal como os Beatles, o movimento hippie e, antes de todos estes, o Existencialismo, fizeram parte de um movimento maior, hoje chamado de "contracultura".

Continuando... o mundo viu uma das maiores mobilizações anti-guerra acontecer em Greenwich Village, ao mesmo tempo em que os hippies se concentravam no local e os americanos lutavam, também, pela liberação sexual. Por localizar-se em Manhattan, o Village tem perdido espaço cultural, estudantil e residêncial para novas áreas comerciais, embora que ainda seja considerado um ponto histórico da cidade de Nova Iorque e um dos locais mais eloqüêntes do país.
O distrito era mais conhecido no século XIX como Washington Square. Um dos seus mais notáveis residentes foi John Lennon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, estarei reativando o blog em breve. Caso tenhas alguma dúvida sobre NY, faço questão de ajudá-lo, então por favor encaminhe por email: descobrindony@gmail.com
Abs, MF