quarta-feira, 28 de abril de 2010

Hip Hop: origem NY!

Uma das minhas preocupações ao fazer o blog é entender e conhecer NY além daquilo que está pronto, que está para turista ver... é estudar um pouco a cultura e a história, para tudo realmente fazer sentido. Sendo assim, uma das coisas que sempre me chamou atenção foram os músicos de NY em filmes... hip hop, rap. Tenho certeza que a maioria das pessoas associa esses estilos à cultura americana. Mas daí para o por que, como foi, o que e o real significado e história já é outro papo. A minha sede por informação é incessante, então lá fui de novo estudar e trago aqui o que achei!

 O hip-hop é movimento cultural iniciado na década de 70 em NY, tentando atingir primeiramente os afro-americanos e os hispânicos.Apenas a partir da década de 80 que começou a se tornar conhecido e popular, extrapolando fronteiras.
Nasceu como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pela cidade. O hip hop deu origem ao rap. É importante não confundi-los. O rap tem por característica a linguagem poética de rimas, enquanto o hip hop não. A musicalidade do hip hop é mais forte, enquanto o rap está mais concentrado na letra da música, que por muitas vezes pode ser criada na hora, na batalha... 
A batalha na verdade foi uma forma de amenizar as brigas entre gangues, comum na época em que a dificuldade e a marginalização eram características da periferia. Assim passaram a disputar espaço de forma cultural e pacífica, ancorados pela arte.

a  principal característica das artes negras é seu caráter multidimensional, denso. A performance mistura, em níveis sucessivos, gêneros que para a cultura ocidental seriam diferentes e separados (músicas, poesia, dança, pintura). A interpretação, a fusão de todos esses elementos que faz dela uma forma artística que não seria equivalente à soma dos elementos separados. Para compreender a multidimensionalidade da performace, é necessário fazê-lo em seu contexto social.
Ainda: hip-hop é cultura, sendo assim o modo de vestir, de falar, de agir, formam um artista. Ele tem características próprias.A dança é pilar fundamental para caracterizar a apresentação de um artista ou de um grupo.
Hip hop pra mim também lembra aquelas correntes, as camisetas largas, os abrigos soltos no corpo. Dizem que é para dar mais graça aos movimentos, por isso tantas cores e panos sobrando... hip hop também me lembra adidas e boné e óculos... Nasceu no Bronx neh!

Um comentário:

  1. hip hop é da alegria de viver nois na fita taligado boy fiqui com Deus....

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, estarei reativando o blog em breve. Caso tenhas alguma dúvida sobre NY, faço questão de ajudá-lo, então por favor encaminhe por email: descobrindony@gmail.com
Abs, MF