quinta-feira, 22 de abril de 2010

Harlem e Hamilton Heights... Jazz e quem sabe assim me acalmo!

A área do Central Harlem cresceu entre 1.880 e 1.920, e tem casa magníficas. Seu nome remete a jazz e renascimento (estou precisando hoje mesmo) e tem história com à vila holandesa "New Haarlem". O endereço: da 155th Street a oeste até 96th Street a leste.   
O bairro foi projetado para BRANCOS (absurdo!) de classe média alta. Após a Primeira Guerra Mundial é que a população negra começou a chegar, e assim na década de 20 foi o bairro negro mais importante do país, sempre eclético econômica e etnicamente.
Grandes casas têm varandas altas, com entradas para empregados embaixo, com destaques para revivals holandeses, uma vez que eles também estiveram por ali antes da década de 20.
Tem também por aqui o City College, a mais antiga escola do sistema da universidade de NY. Fundado em 1847 como a Free Academy of the City of New York, oferecia educação gratuita para filhos de imigrantes.
Tem muitas igrejas também... e no início eram divididas em igrejas para brancos e outras para negros.
Tem um parque  no bairro o St. Nicholas Park ( que pra mim tem meio cara de cemitério)...

E a parte do Jazz? Em 1913 o Lafayette Theatre localizado no bairro, convidou negros para assistirem ao repertório de peças clássicas nos mesmos assentos dos brancos e pelo mesmo preço.
O Lafayette foi derrubado anos depois, mas parte dele foi conservada logo a saída do palco Apollo Theater que já comentei aqui... Apollo Theater 
Com o surgimento do Lafayette Theatre e sua quebra de barreiras em 1913, é que negros começaram a despontar no mundo da música... e assim a região ficou lotada de artistas e cantores. Ou seja, arte na raiz, na história, na vida...manifestos contra o preconceito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, estarei reativando o blog em breve. Caso tenhas alguma dúvida sobre NY, faço questão de ajudá-lo, então por favor encaminhe por email: descobrindony@gmail.com
Abs, MF