quarta-feira, 28 de abril de 2010

Grafite sim, origem NY. Pichação não. Pichação é vandalismo.

Muita gente confunde grafite com pichação. Algo que me incomoda, porque acho que com a confusão o grafite deixa de ser admirado como arte, e é interpretado como poluição visual "de gente que não tem o que fazer"... eu sempre admirei a arte, e agora quando pesquisei sobre hip hop descobri que o grafite surgiu no mesmo movimento na mesma época! É do Bronx baby, é de NY!

A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação é uma atitude de vandalismo. A prática de pichar pode levar uma pessoa a cadeia durante muito tempo.

Afinal, pichação é o ato de desenhar, rabiscar, ou apenas sujar um patrimônio (público, privado) com uma lata de spray ou rolo de tinta.

Diferentemente do grafite, cuja preocupação é a ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos. No geral, consiste em fazer algo que para eles é uma arte e para a sociedade é o ato de vandalismo.


O grafite trata-se de um movimento, organizado nas artes plásticas. Apareceu no final dos anos 70 em Nova Iorque, como movimentos culturais das minorias excluídas da cidade. Com a revolução contracultural de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiros querem sempre divulgar essa idéia.
O artista do grafite é aquele membro da sociedade cuja criação respeita e se insere no espaço público de forma tão genial que passa a somar tornando o ambiente mais agradável de ser ver do que o era antes dele lá inserir sua obra, e esta passa então de forma natural a ser reconhecida pelos demais como algo que valha a pena de ser visto, admirado, fotografado, divulgado e cultuado, e o que é importante ele o autor passa a ser reconhecido como um artista no sentido literal da palavra, angariando para sí o respeito e a admiração dos demais.

Na história...
Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.É considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais mais especificamente, da street art em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
O grafite influencia na moda, nas estampas, nos sneackers, nos livros, nas fotos, nas campanhas, na decoração, no design. Ditam tendências. Salvam crianças da periferia, tem cunho social de inclusão através da arte. Merece respeito e admiração, e tem muitaaaaaaaaaaaa gente fera. Na real, estou louca para passear em NY me deparar com vááááaááárias artes e fotografar TODAS, pra postar depois aqui tudo de bacana que encontrei!

Um comentário:

  1. A pixação (com x mesmo) e o graffite têm a mesma origem, o que fez um ser aceito e o outro não é o uso de cores e desenhos, o que torna o graffiti menos agressivo e portanto mais adequado para a elite que diz o que é arte. Dizer que pixação é vandalismo é ignorar todo o contexto social/econômico que engloba quem pixa. O patrimônio pixado é importante pra quem? Quem pixa, o faz porquê? E por que o pixo é tão agressivo e repugnado? Pensem um pouquinho, há uma estrutura gigantesca que sustenta a pixação, esta é o resultado, a consequência.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, estarei reativando o blog em breve. Caso tenhas alguma dúvida sobre NY, faço questão de ajudá-lo, então por favor encaminhe por email: descobrindony@gmail.com
Abs, MF