sábado, 15 de maio de 2010

Meu mapa com pontos de interesse e dicas. Finalmente!

Bom, antes de mais nada, estava devendo este post pra Maíra. Ela cobrou, cobrou, cobrou (não poderia esperar menos hehe). Tive alguns impedimentos, como trabalho e outras coisas, mas aí está. Na última viagem que fiz pra NYC, eu e a Nanda montamos um mapa no Google Maps para decidir quais áreas de Manhattan ir num dia, para otimizar o tempo e as pernas. A dica fundamental então é dividir os dias em áreas para se visitar.

Eis o mapa que montamos:

(Abra o link em uma nova janela para acompanhar)
http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=en&msa=0&msid=110981514036647647957.000472245896820b9728e&t=h&z=12


Podem notar que nomeamos vários lugares com "PASS" como prefixo. São lugares onde o New York Pass oferece algum benefício. O New York Pass é um cartão com chip Smart Card que pode ser adquirido previamente pela Internet. Levando o comprovante de compra no Planet Hollywood, o cliente retira localmente o cartão. Ele dá benefícios como entrada direta sem fila, e te isenta de comprar ingressos nos pontos turísticos, economizando baita tempo. Além de brindes em determinados estabelecimentos.

Bom, agora percorrendo os pontos que estão no mapa (vc ta com ele aberto certo?), na ordem de cima pra baixo:

Chinatown - Ótimo lugar para comprar coisas orientais, ver muito oriental, e, o principal, comer comida oriental de verdade. Não estas porcarias que vendem aqui em Porto Alegre (com exceção do restaurante You Yi, ÓBVIO). Procure por lojas de chá verde gelado com gelatina (umas bolas escuras q ficam afundadas no copo), para matar a sede durante a caminhada. Muita coisa barata sendo vendida na rua, compramos várias daquelas camisetas I love NY e outras lembrançinhas por lá, vale a pena.

PASS - Chrysler Building e Empire State Building - Não preciso falar nada né hehe, só tenha certeza de ter subido até o topo do topo. Não lembro em qual, mas é possível subir um pouco mais usando umas escadas. Entrada sem pagar usando NY PASS

Jack's 99 Cent Store - A Maíra já postou sobre essa loja... é de fato um lugar incrível, com coisas muito baratas. Chocolates e produtos de beleza, eletrônicos e utilidades domésticas. Pode ter certeza que é o lugar mais barato em NY.

Rockefeller Center Ice Skating Rink - Infelizmente só reabre em Outubro...:(

Jack's World - Acho que foi esta loja do Jack's que fomos... mas é a mesma Jack's anyways.

PASS - Planet Hoolywood Restaurant - Não chegamos a ir no restaurante, mas TEM que comprar uma roupa de lá. Clássico...

Hard Rock Cafe Times Square - A loja tem roupas bem legais, e no subsolo há exposição de instrumentos e artefatos de artistas famosos. Ah, bom lugar pra descansar (sentar) e ir ao banheiro, sem pagar nada, que estão no subsolo também.

Sephora - Perfumes, perfumes, perfumes. Mas não experimente todos, pois haja nariz e café... eles têm um ranking dos TOP 5 mais vendidos, que é uma boa indicação do que comprar. E além, há o kit com samples onde vem uns 9 ou 10 perfumes, por aprox $50, que vale muito a pena.

Gap - Lojinha da Gap, pra variar...

Kmart - Baaaaaah, muito bom pra comprar salgadinhos tamanho sacão, energético e toda sorte de chicletes.  Kit katttttttt!

Macy's - Tudo que é marca de roupa, a preço... normal. Só compraria roupa aí se fosse algo muito diferente ou visse que fosse muito barato.

PASS - Mars 2112 - Não chegamos a ir, mas tem vantagens com o NY PASS.

PASS - Dylan's Candy Bar - 1 sorvete de graça com o NY PASS! Pena que quando chegamos lá ja era meio tarde na noite e tava fechado, portanto é ir de dia.

PASS - B&H Photo Video - Tudo que é eletrônico high-end comprar aqui. Principalmente câmera digital e artigos de vídeo e música profissionais. Os atendentes são na maioria Judeus... é uma maravilha lá dentro, e não esqueça de olhar para cima ao adentrar a loja. Existe um mecanismo de trilhos que percorre a loja inteira, que leva o seu produto até o balcão de retirada, para o cliente ficar com as mãos sempre livres ao experimentar os produtos. O brinde com o NY PASS vc escolhe: uma sacola da B&H, uma mini-mochila ou uma câmera descartável.

PASS - Manhattan Mall - Ignorar, não existe mais...

PASS - Century 21 - Reservar a maioria do $$$ pra comprar roupas aqui. Muito barato, várias marcas. E também vendem óculos! Maravilha! Não chegamos a ir no Woodbury (fora de Manhattan), mas esta loja deve ser compatível com os preços baixos de lá. O NY PASS dá de brinde sacolas da Century 21. Quer mostrar que é mão-de-vaca? Saia com esta sacola vermelha na rua, é demais! :D

World Trade Center - O buraco. Nesta última vez que fomos só passamos pela frente e pois não dava pra ver muita coisa. Mas em outra vez que fui em 2007, dava pra se ver bastante coisa. Ali existe um terminal de metrô que continha uma exposição sobre a tragédia e este mesmo terminal estava sendo reconstruído.

St Patcik's Cathedral Rectory - Só tiramos foto por fora, mas é muito lindo.

Just Salad - Pausa para almoço saudável?

The Russian Tea Room - Não chegamos a ter tempo de ir, por favor vão por nós... é caro e parece delicioso. Frequentemente é mencionado no seriado Seinfeld.

Apple Store Fifth Avenue - É onde vai comprar meu iPad hehehehe...

PASS - Madame Tussauds Wax Museum - Divertidissimo, estátuas de tudo que é gente. Vão concordar que a Madonna não ficou nada parecida haha. Por favor, fazer poses engraçadas e não só posar do lado das estátuas né! Entrada sem pagar e sem fila usando NY PASS

PASS - Circle Line River Cruise - Passeio de barco muito interessante. Pegamos o passeio de 3 horas, que na verdade se tornou muito longa, por dar a volta contornando a parte Norte de Manhattan (Full Island Cruise), onde não tem nada. Peguem o passeio que só vai pelo Sul, e tem duração de 2h (Semi-Circle Cruise). NY PASS garante entrada gratuita.

Shang Hai Cuisine - Melhor restaurante chinês que já fui na vida. Peçam um peixe, existem vários tipos, mas das vezes que comi lá todos eram maravilhosos. E pra acompanhar, uma porção de arroz, e uma Hot & Sour soup (apimentadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!).

Saks Fith Avenue - Já foi coberto pela Maíra... hehe mas é loja pra quem quer gastar. Muito vazio (por ser caro). No último/penultimo andar tem artigos de casa da Polo. Toalhas valem a pena.

The Charging Bull - Fotinho com o touro!

PASS - Bloomingdales - Loja de departamento. As bolsas têm preço acessível. NY PASS garante descontão!

Grand Central Terminal - Fica aberto 24h, fomos numa madrugada, é muito grande. Foto certo lá dentro!

Battery Park - Não chegamos a pegar o barco para ir na estátua, mas NY PASS dá isenção de fila, que pode ser enorme, e do ticket também.

Dunkin' Donuts - De café da manhã é muito bom, bem American style... donuts com café haha.

Foot Locker - Calçados é aí, preço acessível e várias marcas.

Starbucks Coffee Company - Tem uma em cada esquina, o chá de limão é bom pra refrescar um pouco... hmmm...

J & R Music & Computer World - Tem mais peças de informática que a B&H Photo Video. Preço normal para todas peças.

Wendy's - Por favor, por favor, vão comer no Wendy's. Dá de 10 a 0 no Mac. By the way, a batata frita de todos os MacDonalds dos USA são uma bela duma porcaria!

Nintendo World Store - Parada obrigatória



Bom! Era isso do mapa. Agora vem umas dicas mais gerais. No Metropolitan Museum, reservem um turno inteiro para visitá-lo, aquilo é ENORME, e com certeza vai faltar perna, o que leva à dica seguinte: ficar andando durante 3 horas no Central Park cansa muito menos que ficar 3 horas numa loja de departamento provando coisas, mesmo sendo mais parado que andando.

Taxi é barato, não hesitem em pegar. Usem metrô para distâncias mais longas. Aliás, para ir e vir do aeroporto, peguem o metrô, que tem conexão com o JFK. Ao invés de pagar US$ 80 de taxi, paga-se só $8 (se nao me engano) de metrô. Atenção ao tempo que leva de metrô até o JFK: umas 1h e 15minutos, mas é garantido e fixo. Taxi pode variar, mas deve ser uns 40-50minutos em media. Programar direitinho contando com esse tempo pra não perder o vôo na volta.

O charrete pilotado por caras de bicicleta é um roubo de caro, diga não à exploraçao desses caras, nem peguem hehe.

É bom se familiarizar com o mapa do metrô. Aquilo pode ser bem complicado...

Topo de prédios: A cidade fica bem mais bonita no fim da tarde para tirar fotos do Rockefeller Center ou Empire State. Durante o dia é muito claro ainda e as fotos saem muito claras/queimadas (muita luz, pouco contraste). De bônus do final da tarde, as luzes começam a acender, é lindo. E de super-bonus++, podem tirar fotos noturnas quando escurece totalmente.

Com relação ao nosso mapa, imprimi previamente antes de viajar várias folhas que foram guia para o 1o dia, 2o dia, etc. Por exemplo, no 1o dia, imprimir uma folha com a seção sul de Manhattan com full zoom o mais "máximo" que puder, contendo todos os pontos que iríamos visitar. Depois numerar, com caneta mesmo, pra saber a ordem dos pontos. Bem mais útil que um mapa genérico, e não precisa de baterias.

Note também que se fizer um mapa customizado no google, é possível trocar os icones indicando passeio, compras, comida, etc, além da descrição.

Ah, não esquecer de levar cigarro. Não é fácil pagar cerca de US$10 por carteira.

Tentem provar os churrasquinhos (kebabs?) das carrocinhas em Times Square. É saboroso hehe...

Acho que é isso. Já me deu vontade de voltar lá hahaha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, estarei reativando o blog em breve. Caso tenhas alguma dúvida sobre NY, faço questão de ajudá-lo, então por favor encaminhe por email: descobrindony@gmail.com
Abs, MF