domingo, 31 de outubro de 2010

NY: uma cidade suja. A NY que ninguém fala.

O que ouvimos falar  NY é sempre de novidades, estilo, moda muitaaa modaaaa, o agito da Times Square, o New York Times, a bolsa de valores de NY Nasdaq, Yankees, Central Park, Sexy and the City, Brooklyn, Bronx, Queens, shows, Broadway... mas existe uma outra NY, que só vendo para realmente constatar.
Esqueça uma cidade limpinha: NY é muitas vezes suja, esgoto e lixo nas ruas, principalmente na Times Square.
Não é uma cidade segura: cuide de sua bolsa no metrô, nos bares, na rua. A segurança depende do lugar onde você está.
Há tráfico na rua: sim em plena Times Square de canto sempre tem alguém oferecendo droga mesmo que a polícia domine o local. Aliás a polícia faz questão de desfilar e fazer muita pose por lá. Eu por exemplo tirei fotos com eles, na brincadeira. O que eles estavam cuidando? Nada. Estavam fazendo parte do cenário turístico!
Nem todos os motoristas param na faixa. Então esqueça a regra que nos EUA, todos param na faixa para você atravessar. Em NY é diferente.
O atendimento? Em diversos lugares é péssimo. E lembre do bendito TIP DE 20%! Sério, esse tip  me irritou diversas vezes. Eu pago se o atendimento for bom. Se for olhar pra minha cara e me atender com má-vontade como de quem vai cuspir no meu prato, esqueça sua gorjeta baby. O pior é que os garçons ficam furiosos e indignados sem TIP. E se você der exatamente os 20% e o mesmo não passar de 10 dólares, eles olham com cara feia também. Saia correndo como se você tivesse culpa mesmo. Na verdade até sei porque atendem mal: você é turista e não voltará ali, pra que fidelizar?

Mas sinceramente se todo mundo pensar assim o mundo vai ser pior do que já é! E mais se não fossem os turistas caro ilegal ou cidadão americano, você não teria emprego nem o que comer. Você não está fazendo nenhum favor, estamos pagando. Mas vai a dica: não espere um bom atendimento a não ser que você vá só nas lojas de griffes.
Entrei numa loja que juro que não lembro se era a GAP ou a Levis, e ao experimentar uma calça, ouvi a atendente xingando muito uns turistas alemães em espanhol. Eu entendi tudo, e atesto que os alemães só estavam pedindo ajuda para comprar, e mesmo assim a imbecil não poderia ser educada.
As pessoas voam na rua sim e te atropelam e fazem questão de não te ajudar nem dar informações. Se encontrares alguém educado agradeça muitooooooo! Porque é exceção!
Os americanos, ou digamos quem mora em NY, não faz questão de valorizar quem é de fora, como se sem nós visitantes eles fossem mais felizes. Tudo bem até pode ser verdade, mas sem os turistas onde estaria a economia de NY? Quem compraria tantooooo por lá?
Eu atesto que NY é fascinante. Que é moda, estilo, prédios lindos, histórica, uma cidade que você vê o mundo andar e girar e acontecer. Mas não é a cidade de só maravilhas. Fique ligado.
Ah... você vai encontrar cidadãos breeeguissímos na rua!!!! Um show bizarro. E sem bom-senso. Tudo bem é a terra da liberdade. Mas respeito é básico!!!
Há aberrações e pessoas que se vestem muito mal. Acho que deve ser um protesto inconsciente contra a cidade que respira moda. Eu ri muito. E tentei disfarçadamente tirar fotos daqueles digamos desprovidos de bom gosto e a mínima noção de como se vestir!
Você não precisa ser fashion, mas por favor, fazer meus olhos arderem diante de tanto mau-gosto na cidade que nunca dorme? Na cidade com tantos estilistas famosos? Nãoooo, eu estou numa das "capitais do mundo da moda", estou pagando por isso, eu tenho o direito de ver o mínimo do melhor, não é mesmo?
Bom a metrópole tem fama. Faz jus, mas tem também há quem comprove o contrário nas suas ruas. Eu não pedi para NY ser famosérrima, então eu tenho o direito de contestar também as suas falhas. Perfeição não existe e NY está aí para comprovar que nem tudo pode estar sob seu domínio ou gosto 100%! Por mais que você tente, por mais sucesso ou fama que você tenha!

4 comentários:

  1. mt bom saber disso. Ninguém nunca fala. Parabéns. Beijinho da Luana de Goiás. Descobri o seu blog com a minhã irmã. Ela vai para nova iorque ano que vem. Mandaremos dúvidas, vc nos ajuda? obrigada

    ResponderExcluir
  2. nossa eu não sabia que havia esse lado. Gostei do seu texto, todo mundo conversa e convence a gente a ir pra lá mas não conta sobre isso. Penso assim que não só o Brasil tem problemas. No dia de eleicao ler isso conforta. Apesar de eu viver no nordeste e não ter votado na bolsa familia, sei que meu estado elegeu. Assim lendo isso fico mais seguro de que não só o Brasil tem problemas.

    ResponderExcluir
  3. NOSSA! Conseguiu falar do lado mágico e do lado sujo de NY. E o mais engraçado: eu te vi na minha frente falando, gesticulando, daquele jeito Maíra de sempre contar uma história... me divirto sempre hehehe! Beijoooos

    ResponderExcluir
  4. As pessoas tem muita ilusão sobre Nova York, devido aos filmes. Fiquei lá estudando por 6 meses e te digo que não voltaria lá. Começando pelo frio, a cidade é fria prticamente o ano todo, há muita sujeira e o metrô é nojento. As pessoas são muito indiferentes, moradia é cara e extremamente pequenas e desconfortáveis. Enfim, a NY dos filmes, só existe nos filmes mesmo. Não se illuda

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, estarei reativando o blog em breve. Caso tenhas alguma dúvida sobre NY, faço questão de ajudá-lo, então por favor encaminhe por email: descobrindony@gmail.com
Abs, MF