terça-feira, 4 de maio de 2010

MOMA exposição fotográfica imperdível na nossa estada: dica da musa Laura

Henri Cartier-Bresson estará no MoMA em NY, enquanto estivermos por lá. Será a maior mostra do artista nos EUA em 30 anos. 
Quem nunca ouviu falar dele, não conta pra ninguém e lê aqui as informações basiquíssimas do cara que é sensacional, o cara da fotografia!
Foi um dos mais importantes fotógrafos do século XX, o pai do fotojornalismo. 
Cartier-Bresson era filho de pais de uma classe média, relativamente abastada. Quando criança, ganhou uma câmera fotográfica Box Brownie, com a qual produziu inúmeros instantâneos.  Além disto, Bresson também pintava e foi para Paris estudar artes em um estúdio.
Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, Bresson serviu o exército francês. Durante a invasão alemã, Bresson foi capturado e levado para um campo de prisioneiros de guerra. Tentou por duas vezes escapar e somente na terceira obteve sucesso. Juntou-se à Resistência Francesa em sua guerrilha pela liberdade.
Quando a paz se restabeleceu, Cartier-Bresson, em 1947, fundou a agência fotográfica Magnum. Começou também o período de desenvolvimento sofisticado de seu trabalho.
Revistas como a Life, Vogue e Haper's Bazaar contrataram-no para viajar o mundo e registrar imagens únicas. Da Europa  aos EUA, da Índia a China.
Tornou-se também o primeiro fotógrafo da  a registrar a vida na União Soviética de maneira livre. Fotografou os últimos dias de Gandhi e os eunucos imperiais chineses, logo após a revolução cultural. 
Na década de 50, vários livros com seus trabalhos foram lançados, sendo o mais importante deles "Images à la Sauvette", publicado em inglês sob o título "The Decisive Moment", em 1952.
 Entendeu agora porque é imperdível? Saca o que o cara passou e fez? E olhar fotografia sem entender o contexto não dá pra entender o que ela traduz.


Pronto, registro feito e é certoooooooooo que vamos conferir tudo de pertinho!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, estarei reativando o blog em breve. Caso tenhas alguma dúvida sobre NY, faço questão de ajudá-lo, então por favor encaminhe por email: descobrindony@gmail.com
Abs, MF